Turismo em São Paulo

 Uma experiência imperdível dos negócios ao lazer

O balanço final da imagem de São Paulo durante a Copa do Mundo foi muito positiva, e não é surpresa que a cidade vem se destacando cada vez mais como destino, seja para trabalho ou lazer.

O turismo de negócios em São Paulo já é um fator bem estabelecido e forte, e deve continuar em desenvolvimento, uma vez que a cidade respira negócios: uma pesquisa com os usuários do Linkedin, rede social de relacionamento profissional, destaca São Paulo como objeto de desejo para recém-graduados, estando entre as 10 cidades mais procuradas, e que 34% de seus novos moradores são de recém-formados, incluindo profissionais vindo de Nova Iorque, Londres e Paris.

De acordo com o Observatório do Turismo, Núcleo de Estudos e Pesquisas do São Paulo Turismo , 70% das visitas para São Paulo são para negócios e eventos, enquanto 12% são para lazer e entretenimento.

A Copa do Mundo em São Paulo foi um destaque a parte: recebeu 500 mil turistas, sendo 200 mil estrangeiros, e movimentou R$1 bilhão na cidade, de acordo com dados da Prefeitura.

Em reportagem ao jornal O Estado de São Paulo, estrangeiros elogiaram o transporte, a comida e, principalmente, a hospitalidade e muitos turistas demonstraram o desejo de permanecer mais tempo ou voltar em outra ocasião.

A cidade já recebe anualmente cerca de 13,2 milhões de visitantes (número de 2013), e essa demanda tende a crescer. Ainda para 2014, são esperados até o final do ano um total de 15,1 milhões. Os números são do Observatório do Turismo.

De acordo com dados da Mastercard, as projeções indicam que São Paulo, em três anos, será a principal cidade da América Latina como destino internacional. Isso dá margem para uma promissora oportunidade: unir os dois. Uma pesquisa de 2012 da SPTuris com o FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, 30% dos turistas da cidade desejam prolongar as estadia, principalmente para desfrutar sua cultura e gastronomia.

Embora a grande maioria das viagens para São Paulo seja para negócios é impossível não se interessar pela cultura, gastronomia e vida noturna da cidade. Por isso, o desafio é estimular nosso visitante a estender as viagens de negócios com as de lazer, fazendo com que ele prolongue sua estadia e conheça mais do que São Paulo e cidades ao redor têm a oferecer. E, claro, que volte mais vezes.

A conquista do prêmio de Melhor Destino do Brasil pela TripAdvisor demonstra que estamos no caminho certo. A cidade conta com estrutura para isso, com 15 mil restaurantes, com o 8º parque mais belo do mundo (o Parque do Ibirapuera, também eleito pela TripAdvisor), 30 mil bares, marca de cidade mais valiosa do país, 7º melhor restaurante da América Latina, melhor chef feminina do mundo e mais.

Quem ainda não conhece São Paulo, a melhor alternativa é arrumar a mala o mais rápido possível. Afinal, a cidade que é tudo de bom está de braços abertos para receber seus visitantes.

Toni Sando
Presidente Executivo Do São Paulo Convention E visitors Bureau