5º Expo Fórum Visite SP – No anúncio das novidades, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo destaca a criação de programa de crédito para setor

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Toni Sando-Foto-Gregory Grigoragi

“Estamos negociando um protocolo de intenção para criar o Creditur, o maior programa de crédito para o setor de turismo no Brasil, que vai disponibilizar cerca de R$ 4 bilhões para municípios e a iniciativa privada.” A informação foi feita pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, durante o anúncio das novidades do 5º Expo Fórum Visite São Paulo. Marcado para o próximo dia 20 de julho, o evento é uma iniciativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau e Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), em parceria entre a Setur e a Secretaria de Turismo da Cidade.

Ainda sobre o Creditur, Lucena destacou que o projeto será lançado em 30 dias e vai reunir instituições financeiras, como o Banco do Brasil, fintechs e o DesenvolveSP, para garantir recursos a projetos turísticos com taxas de juros abaixo do mercado.

O secretário disse ainda que o governo projeta crescimento de 8% no turismo do Estado em 2023 – setor que representa 8% do PIB de São Paulo – e deve gerar cerca de 80 mil novos empregos no ano. Ele ressaltou também que, no primeiro semestre, o governo repassou quase R$ 150 milhões para municípios turísticos, a maior transferência no período em 10 anos.

5º Expo Fórum Visite São Paulo

O presidente executivo do SPVCB, Toni Sando, informou que um dos destaques do evento, que deve reunir cerca de 500 pessoas, será o lançamento da nova fase da campanha SP para Todos, criada em parceria com BKDot Design para mostrar os atributos de onze destinos do interior paulista: Aparecida, Bananal, Boituva, Botucatu, Brotas, Eldorado, Holambra, Ilhabela, Olímpia, São José dos Campos e Tatuí. Outra novidade a ser apresentada pelo SPCVB no Fórum é o Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo (Pamesp), com um panorama dos eventos do segundo semestre.

De acordo com Sando, a programação (que pode ser acessada em https://visitesaopaulo.com/expoforum23/) tem como objetivo promover uma atualização sobre os segmentos hoteleiro, de aviação, associativismo e feiras e mostrar o panorama econômico.

Sando destacou os desafios do setor no pós-pandemia, entre os quais estão a retomada do emprego e a dificuldade que as empresas vêm enfrentando para encontrar profissionais qualificados, fato que compromete o atendimento. “No âmbito econômico”, diz, “a performance já superou a de 2019. O mercado está crescendo e os eventos sendo retomados. O esforço tem sido o de atender à demanda”.

Também participou do anúncio a coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo da Cidade, Karolini Barbosa, que salientou a importância do evento, que reúne todo o trade para “compartilhar o que está dando certo”, como é o caso do Vai de Roteiro, programa da Prefeitura que oferece gratuitamente a possibilidade de conhecer vários locais de cidade em companhia de um guia de turismo credenciado, além de projetos para valorizar a capital e os pontos de ecoturismo na cidade.

O 5º Expo Fórum Visite São Paulo será realizado no dia 20 de julho, das 8 às 15h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, que fica na avenida das Nações Unidas, 12.559.

Outras Notícias