A importância dos feriados prolongados para o setor turístico

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São Paulo – Em 2018, tivemos nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), essas pausas no calendário foram responsáveis por injetar R$ 28,84 bilhões na economia brasileira decorrente de uma média de 13,9 milhões de viagens realizadas durante esse mesmo período. Para o Turismo, os feriados prolongados costumam aquecer o setor e trazem expectativas de movimentações econômicas que geram produtividade em todo o país.

(Créditos: shutterstock)

Já em 2017, o Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou também um acréscimo de R$ 21 bilhões no setor – sem considerar o Carnaval, Semana Santa, Natal e Réveillon –, o que demonstra uma progressão ao comparar os dois períodos no que diz respeito ao lucro geral voltado ao lazer, turismo, hospedagem e alimentação.

Em contrapartida, ao longo deste ano, tivemos uma diminuição destes feriados, o que impactou o percentual de viagens realizadas no país visto que não houve a possibilidade de aproveitamento das datas prolongadas. Agora, estamos entrando em 2020 com a possível de crescimento voltado ao setor em virtude dos onze feriados nacionais – sendo nove deles prolongados.

Além dos períodos tradicionais de alta temporada, os feriados exercem um grande impacto para o mercado de Turismo por injetar dinheiro na economia brasileira, além de contribuir para a geração de empregos.

Atualmente, muitas regiões brasileiras dependem do turismo para gerar renda para as cidades. Para auxiliar nesse aspecto, o Ministério do Turismo busca conscientizar a importância da identificação e da classificação das cidades para que políticas públicas voltadas ao turismo sejam implementadas da forma mais adequada, de acordo com as regiões do Brasil.

Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, “Nossa intenção para o próximo ano é apresentar trabalhos cada vez mais eficientes em prol de auxiliar o crescimento do setor, assim como o desenvolvimento das 332 regiões turísticas do Brasil, que acaba por tornar nosso país um dos destinos mais atraentes do mundo”.

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