As mudanças no Turismo 5

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Por Nivaldo B. Scrivano

 

 

 

 

 

A redução nas tarifas aéreas nacionais para os passageiros, e a resultante expansão das Excursões Aéreas, as excursões rodoviárias, como já comentamos em artigo anterior, tiveram seu fluxo reduzido de forma bastante significativa. Ainda resistiram junto aos grupos chamados de Terceira Idade à época por atenderem a um público acostumado a este tipo de viagem e com interesse pronunciado nos relacionamentos durante e após as Excursões.
As Excursões Aéreas passaram, então a dominar o cenário do Turismo Doméstico.

Nada a se recriminar. Fez parte do progresso e esta mudança foi benéfica às Agências de Turismo de grande porte, reunindo uma maior capacidade de negociação, aliada a uma maior capacidade de divulgação, estas Agências de
Turismo buscaram o apoio das Secretarias de Turismo Estaduais e Municipais para co-patrocinarem o marketing, a partir daí, agressivo. A Concorrência se polarizou e o Marketing destas Agências de Turismo focou, primordialmente, o componente “preço” das Excursões. E começaram os ajustes para oferecer, cada vez mais, preços mais baixos para os principais destinos turísticos dentro do Brasil.

O nascimento dos Cartões de Crédito simplificou o financiamento dos serviços turísticos que foi tremendamente fundamental para este desenvolvimento. O primeiro e importante ato foi negociar com as Companhias Aéreas para que as tarifas reduzidas pudessem ser aplicadas a pequenos grupos. Isto permitiu que se oferecessem mais opções de data de saída. Em seguida as negociações para que estes grupos se reduzissem ao mínimo – um casal.

Claro que, com a diminuição do número de passageiros em uma mesma Excursão Aérea, inviabilizou-se que um Guia de Excursão acompanhasse o grupo durante toda a viagem. Optou-se por ter todo o atendimento ao passageiro
oferecido por um Guia Local (esta a denominação oficial deste profissional), conhecido como Guia de Receptivo.

As Excursões Aéreas incluíam, nessa época, Atendimento no aeroporto de origem do Turista, Recepção no aeroporto da cidade de destino, traslado ao Hotel escolhido, City Tour, Sighetseeing, uma refeição em restaurante típico do
local a ser visitado, traslado ao aeroporto ao final da estadia. Tudo isto acompanhado do Guia Local.

Num primeiro momento manteve-se um profissional que, no aeroporto de origem dos passageiros, oferecia suporte e orientação para os trâmites de embarque. Aos poucos, este profissional também foi suprimido, a fim de reduzir
custos e poder apresentar “preço de venda” mais convidativo do que a concorrência.

Na busca em oferecer preço mais convidativo ao Turista, aos poucos foram sendo suprimidos das Excursões Aéreas a refeição em restaurante típico, o sightseeng e o City Tour. E, claro, o atendimento do Guia Local. Com a desregulamentação das tarifas de passagens aéreas nacionais e a crescente competição entre as Agências de Viagens remanescentes a Excursão Aérea passou a conter: Passagem aérea ida e volta e hospedagem de X noites
no Hotel escolhido.

E o Turismo Receptivo? Quase minguou. Ficou na dependência dos folhetos e divulgação na recepção dos Hotéis.
E os Guias de Turismo? Passaram a ser “mercadores de recepção de Hotel”. Comissionados pelas vendas dos serviços locais que, eles mesmos, iriam acompanhar se conseguissem a venda do serviço.

Peço desculpas aos Guias de Turismo pela afirmação acima – “mercadores de recepção de Hotel” -, mas é nisso mesmo que muitos deles se transformaram. Os que não se engajaram nesta nova forma de atuação deixaram a profissão. Eufui um deles.

Com o advento da expansão da Internet, a aplicação de tarifas flutuantes pelos meios de hospedagem e pelas Companhias Aéreas o Turista passou a ser um pescador de ofertas na Internet e fez com que as grandes Agências de Turismo que dominavam o setor, encolhessem de forma definitiva.
E qual o futuro – Século XXI – de modo específico após o Covid-19 – das Agências de Turismo e os profissionais nelas envolvidos, assim como os Guias de Turismo?
Seremos testemunhas oculares da história a partir de agora.

 

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