Associação Internacional elege ministro do Turismo do Brasil como o melhor da América do Sul

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Os esforços do ministro do Turismo do Brasil, Censo Sabino, para a implantação de um escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil – o primeiro das Américas e do Caribe – estão sendo reconhecidos de forma internacional. A Associação de Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, na sigla em inglês) conferiu ao gestor a honraria de “Ministro do Turismo de 2023 da América do Sul”. O título será entregue na ITB Berlim (Alemanha) do próximo ano, uma das maiores feiras de turismo do mundo, realizada em março.

O acordo que confirma a abertura da unidade da OMT no país, no Rio de Janeiro (RJ), foi assinado em outubro pelo ministro e o secretário-geral da Organização, Zurab Pololikashvili, durante a 25ª Assembleia Geral da entidade, no Uzbequistão. O escritório vai funcionar no Centro da capital fluminense, em um dos andares do antigo prédio da Defensoria Pública da União. O espaço, cedido pela Fecomércio-RJ, fica próximo à Igreja da Candelária.

Celso Sabino agradece o reconhecimento e ressalta que a unidade da OMT no Rio vai significar um marco do turismo nacional. “Essa representação nos ajudará a atuar no planejamento e na execução de políticas públicas de turismo sustentável para toda a região, além de atrair investimentos e eventos internacionais. Este trabalho, aliado ao grande simbolismo do Rio como porta de entrada de estrangeiros no Brasil, vai certamente ampliar a visibilidade do país no cenário turístico global, com reflexos muito positivos na economia nacional e na geração de emprego e renda”, aponta o ministro.

A premiação dedicada ao ministro do Turismo brasileiro, na categoria “Excelência em Governança”, faz parte do PATWA International Travel Award, apoiado pela OMT e que, anualmente, homenageia organizações e personalidades de destaque no setor turístico. A relação de contemplados inclui órgãos governamentais, empresas aéreas, hotéis, agências viagens, destinos, bares, restaurantes, veículos de mídia e sites especializados, entre outros.

O processo de seleção dos agraciados engloba uma criteriosa avaliação dos nomeados por integrantes de um conselho internacional da entidade, composto por parceiros de mídia em nível global e que segue padrões pré-definidos para cada categoria. Fundada no ano de 1999, a Associação de Escritores de Viagens do Pacífico tem entre os seus objetivos servir como um catalisador do desenvolvimento da indústria de viagens e turismo.

VISITA – No último dia 31, acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ministro Celso Sabino fez a primeira visita técnica ao local que abrigará o escritório da OMT. Durante a agenda, o projeto da unidade, que deve ser inaugurada em 15 de dezembro deste ano, também foi apresentado ao governador do estado, Cláudio Castro. Além da sede em Madri (Espanha), a OMT possui apenas uma representação regional, situada na Arábia Saudita.

Ministro Celso Sabino e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, assinam acordo para instalação de escritório no Brasil. Crédito: Divulgação MTur

Outras Notícias