Cadastur consolida marca de quase 5,5 mil cadastros na Bahia

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Foto registrada antes da pandemia – Arquivo Setur BA 

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos – Cadastur atingiu marca expressiva na Bahia. Agora, são 5.442 empresas e prestadores de serviços regularizados no estado. O número cresceu de forma significativa a partir de 2020, quando foram efetuados 2.411 registros, entre novos cadastros e renovações. Em 2021, já são 515 documentos. 

Além de mostrar-se qualificadas para oferecer serviços na área de turismo, as empresas registradas no Cadastur podem dispor de benefícios proporcionados pelo sistema criado pelo Ministério do Turismo (MTur). O acesso a linha de créditos especiais, inclusive as criadas para auxiliar os empreendedores impactados pela pandemia do Covid-19, é um deles. 

“O número elevado de cadastros é um sinal de que as empresas estão respondendo aos nossos chamados para registrarem-se no Cadastur, pois só assim poderão dispor de medidas especiais oferecidas nesta época de crise, como acesso a linhas de crédito aprovadas pelo Fungetur, além da prorrogação de pagamentos de tributos e renegociação de dívidas”, afirma o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco. 

O aumento de adesões ao Cadastur por empresários da Chapada Diamantina foi um dos primeiros resultados positivos do projeto Hub Tele-Empreendedor, desde sua implantação, em dezembro de 2020,numa parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a Escola de Administração da Ufba e outras instituições. Já em meados de fevereiro o número chegava a 387, comprovando a contribuição do Hub aos esforços da Setur para aumentar o total de cadastrados. 

Dispor de registro no Cadastur é condição fundamental para que empresas do turismo possam ser beneficiadas pelas ações do Hub, criado para dar apoio aos empreendedores do setor impactados pela pandemia. Dentre estas ações estão a disponibilização de informações sobre acesso a crédito; a microformação de empresários e o acesso gratuito a serviços e tecnologias para operação do negócio. 

Campanha – Segundo a coordenadora de Cadastro MTur/Setur na Bahia, Jessyana Cintra, muitos dos que se registraram no Cadastur se interessaram pelas linhas de crédito especiais oferecidas pelo Governo da Bahia para o Turismo a juros baixos, e que exigem o cadastro. 

Ela destaca que a alta de registros deve-se também “à sensibilização realizada pela equipe do Cadastur Bahia e das Câmaras Regionais de Turismo, que, através de e-mails e ligações, orientam os prestadores de serviço sobre a importância de formalizar seus cadastros no Ministério do Turismo”. 

O registro garante que empresas e prestadores de serviço estejam dentro da legalidade, obtenham o Selo do Turismo Responsável e é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Cadastur é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados. 

É obrigatório para empreendimentos como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos, além de guias de turismo. Na Bahia, cabe à Setur orientar e avaliar a documentação necessária e enviá-la ao MTur. 

O cadastro é gratuito, totalmente digital e pode ser realizado por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (71) 3116-4144 e 3116-4196 ou pelo e-mail [email protected].

Outras Notícias