CARTA ABERTA – PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 2020

Sustentabilidade tem tudo a ver com responsabilidade. Para nós da BRAZTOA, a sustentabilidade tem sido um sonho que está se concretizando ano a ano, a cada ação que fazemos, a cada planejamento que sai do papel e ganha voz.

Como tanto falamos no decorrer de todo o ano, sonhos não se cancelam, se adiam! E estamos aqui para dizer que, em 2020, infelizmente, não conseguiremos realizar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, fazer uma cerimônia presencial. Por limitações e, principalmente, pela responsabilidade que o momento pede.

Chegamos a cogitar um evento virtual, mas não seria a mesma coisa. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem uma energia única, intensa, que precisa ser sentida ao vivo. Quem já esteve presente sabe do que estamos falando.

Definitivamente, não foi uma decisão fácil. Desde sua primeira edição em 2012, o Prêmio RECONHECE AS MELHORES PRÁTICAS e dá visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis; ESTIMULA A CADEIA DO TURISMO a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável; INCENTIVA NOSSA INDÚSTRIA ECONÔMICA a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas; FOMENTA A CULTURA EMPRESARIAL de gestão da sustentabilidade no setor do turismo; CONTRIBUI COM A PROMOÇÃO do desenvolvimento sustentável do destino Brasil.

Em oito edições, somamos 799 iniciativas inscritas e 86 cases premiados, além de uma rica produção de conteúdo escrito e visual. Deixamos legados e promovemos esperança.

Quando paramos para pensar em como colocaríamos em palavras esse “até breve” entendemos que UNIÂO foi a palavra do ano e que, ao lado de incontáveis pessoas, órgãos e entidades, nunca deixamos de lado nosso propósito, afinal, ele faz parte do nosso DNA.

Buscamos possibilidades para um melhor enfrentamento e posicionamento diante dos desafios deste ano, inclusive promovendo questionamentos, reflexões e visando a continuidade e a própria sustentabilidade dos negócios. Realizamos ações incríveis e imprescindíveis – em benefício de todo o setor e cada uma das categorias do Prêmio.

Com a ACADEMIA, tivemos a imensa honra de colaborar no processo de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, como membros de um Grupo de Trabalho de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Estamos participando do processo de aprovação do novo texto da Lei Geral do Turismo, que vai reger o futuro de cada estudante e colaborador de nossa indústria. Desenvolvemos uma parceria inédita com a UNB (Universidade de Brasília) e a Amplia Mundo, pela qual levamos inspiração com a série de webinars “Turismo Pós-Pandemia: Oportunidades para Reinventar”, além de gerar dados (vitais em momentos de crise) com pesquisas voltadas ao comportamento dos turistas e ao mercado de turismo.

Com as AGÊNCIAS DE VIAGENS, encontramos nas transmissões virtuais de inúmeros webinars e treinamentos realizados um novo meio de levar conteúdo, cultura e manter atualizado seu conhecimento e paixão por viagens. Além de participarmos ativamente na imersão virtual do Abav Collab e na produção do Black Friday De Viagens, eventos que reacenderam em muitos a saudade de nos reencontrarmos em breve.

Com os MEIOS DE HOSPEDAGEM E RESORTS foi um ano de reaproximação e integração, discutindo papéis na cadeia e criando uma sinergia única – além de atuamos de braços dados junto ao governo, realizamos ações de negócios e treinamentos com resorts e hotéis da ABIH-SP e ABR – Associação Brasileira de Resorts, buscando recuperar a atividade e gerar novos negócios e produtos turísticos.

Com a MÍDIA, não faltou conteúdo: geramos levantamentos e pesquisas mensais sobre as vendas, gestão e percepção das nossas operadoras, além de levarmos para a imprensa, em nível nacional, a importância econômica do turismo para a recuperação do nosso país. E foi uma delícia contar no Fantástico o quanto queremos todos voltar a viajar.

Com os PARCEIROS DO TURISMO, duas ações nasceram em meio à crise e resumem tudo: o Grupo G20+ e o Movimento Supera Turismo. O mundo está cada vez mais colaborativo e foi hora de aplicar a sustentabilidade na prática, certos de que juntos somos mais fortes: implementamos ações para a contenção da crise em diferentes frentes, para a manutenção das empresas e dos empregos, para a recuperação do setor e esperamos que em breve o foco seja a consolidação do setor pós pandemia.

E com nossos ASSOCIADOS BRAZTOA, com quem estivemos mais próximos do que nunca, trabalhamos para cuidar da repatriação de clientes no fechamento de fronteiras, apoiar na gestão de suas empresas junto a colaboradores, consumidores, protocolos de segurança e inúmeras outras ações paralelas – incluindo as que demandam interlocução com o Governo, área na qual o Imposto de Renda Sobre Remessas ao Exterior, hoje em proibitivos 25% para vender viagens internacionais, merece destaque.

Ficam aqui nossos agradecimentos aos diversos parceiros que nos ajudam na realização do Prêmio, na iniciativa pública e privada, bem como aos potenciais candidatos a cada uma das categorias.

Reforçamos que ele segue vivo dentro dos planos da BRAZTOA. Não vemos a hora de celebrar a superação e reconhecermos as inciativas que nos levarão para o próximo estágio.

Não pudemos entregar os troféus, mas celebramos a vitória de todos os sobreviventes que, de mãos dadas, chegaram até aqui e que conseguiram manter o fôlego para enxergar 2021 com olhos esperançosos e muito trabalho pela frente.

O caminho que encontramos foi nos guiarmos pela RESPONSABILIDADE – para muitos, um sinônimo de sustentabilidade. Para nós, simplesmente o único jeito de olhar para o turismo.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO BRAZTOA