Comida di Buteco acontece de 30 de julho a 29 de agosto

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Encanto Mineiro La de Minas – Sao Paulo 2020 – Foto: Barbara Kierme

Após quatro adiamentos em função da pandemia, o concurso mais amado do Brasil está de volta: de 30 de julho a 29 de agosto acontece o concurso Comida di Buteco, em sua 21ª edição, pela primeira vez em sua história, com foco no delivery!

A missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” – se faz mais necessária do que nunca. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados “butecos” já era o propósito, com pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. Muitos de forma irreversível, mas vários, quem sabe, reabram em um momento pós-pandemia.

Por isso, mais do que nunca, o público pode ajudar, prestigiando os butecos via delivery, trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. E para isso foi criado o movimento Salve os Butecos!

O objetivo no Salve os Butecos é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br.

Neste 2021, pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso através do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Para isso, os telefones dos butecos participantes estarão no site do concurso para que você possa pedir o petisco diretamente a eles, seja por telefone ou mensagem de WhatsApp. Em BH e Curitiba foi estabelecida uma parceria com o 99Food, que entregará os petiscos participantes com exclusividade em termos de aplicativo de entregas.

Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. Os butecos participantes tem orientação para cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento e estamos continuamente checando e reforçando esse cumprimento.

Foram feitos vários esforços no sentido de poder realizar o concurso de forma híbrida, isto é, o consumidor poderá pedir o petisco participante via delivery/para levar ou, se sentindo seguro seja por vacinação concluída ou pelas medidas de proteção individual e de cada buteco, participar presencialmente. Dentre estes esforços, foi realizada uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br localizando o buteco que quer visitar em cada cidade e clicando no botão Tagme. Desta maneira, aquele horário a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Foi elaborada também uma lista de dicas para os consumidores, para que eles também respeitem as regras e não causem constrangimento aos butecos e eventualmente multas e fechamentos pelo poder público bem como desclassificação no concurso Comida di Buteco por desrespeitar as regras de funcionamento de forma reincidente.

Novas iniciativas

Neste período em que o concurso não foi realizado, o Comida di Buteco buscou várias formas alternativas para estar próximo do público, fãs , e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade.

Linha Festas Comida di Buteco

Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em  produtos para decoração de festas, desenvolvemos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e no site reginafestas.com.br.

Piraquê Comida di Buteco

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lança em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play

A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, convidou a organização para desenvolver uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira leva traz receitas premiadas de BH e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um destes butecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br a partir de 19 de Agosto.

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei

O Comida di Buteco estará presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolverá e comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com a partir de 1 de agosto e será mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.

Tema Raízes

Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público.

Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.

Nossa raiz

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

– 21 circuitos de Norte a Sul do País, abrangendo 40 cidades;

– 650 butecos participantes;

– 800.000 votos;

– 480.000 petiscos vendidos;

– 7.500 empregos diretos gerados

– 8 milhões de pessoas impactadas nos butecos;

– 30 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco!

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Outubro.

Um modelo de negócios transformador de vidas

A razão de existir, a missão do Comida di Buteco é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. O concurso tem como perfil de participantes apenas os negócios familiares, não participando redes nem franquias. E todos os envolvidos participam de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos, impostos, turismo; e envolve parceiros, mídia jornalismo, influenciadores e finalmente, o público que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.

BUTECOS DE NORTE A SUL DO PAÍS

REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)

São Paulo: São Paulo – Capital, Campinas e Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto

Rio de Janeiro: Rio  – Capital, Baixada Fluminense e Niterói

REGIÃO NORDESTE

Bahia: Salvador

Pernambuco: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes

Ceará: Fortaleza

REGIÃO NORTE

Amazonas: Manaus

Pará: Belém e Ananindeua

REGIÃO SUL

Santa Catarina: Florianópolis

Rio Grande do Sul:Porto Alegre e Canoas

Paraná: Curitiba

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal:Brasília, Guará, Águas Claras, Taguatinga

Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia

Patrocinadores 2021

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:

Banco Oficial: Santander (clientes tem 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes)

Santander e a Gastronomia

O Santander tem os patrocínios ao setor gastronômico como uma de suas principais estratégias de marca. Nos últimos anos, o banco tem apoiado eventos nacionais de renome dentro deste segmento. Esta iniciativa tem como objetivo associar a marca Santander à gastronomia, por meio do apoio às inovações empreendedoras e culturais. Além disso, a instituição gera negócios para toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final, com ofertas financeiras, benefícios, e experiências exclusivas. Dessa forma, espera ser reconhecido como o Banco da Gastronomia. O Farol Santander São Paulo, inaugurado há três anos, também tem a gastronomia como um dos eixos temáticos. O prédio tem hoje, em alguns dos andares, o Café do Mirante, o Bar do Cofre SubAstor e o Boteco do 28.

Ferrovia

“Neste ano a Eisenbahn é a patrocinadora oficial do Comida di Buteco em São Paulo e Rio de Janeiro. A marca tem como propósito convidar os clientes a harmonizar o estilo pilsen com os petiscos do evento que celebram a cultura de cozinha raiz. Serão mais de 200 pontos de vendas: São Paulo (60), Rio de Janeiro (70), Campinas (40), Ribeirão Preto (20) e São José do Rio Preto (17) que entraremos com Eisenbahn Pilsen”.

Heinz

Essa é a primeira vez que a Heinz patrocina o Concurso “Comida di Buteco”. “O Comida di Buteco une os melhores bares do Brasil em um concurso que busca o melhor da culinária raiz e Heinz não poderia ficar de fora. Os butecos têm um valor sentimental muito grande na vida dos brasileiros e Heinz quer fazer parte dessa memória afetiva trazendo ainda mais sabor para os deliciosos petiscos criados para o concurso com os nossos condimentos. Estamos animados para fazer parte dessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil”, explica Bruno Ferragut, Gerente de Marketing Foodservice da Kraft Heinz.

McCain

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 4 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes independentes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o petisco mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, diretora de marketing da McCain Brasil. Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: as batatas McCain Crispers, que possuem textura super crocante, corte em “v”, ondulada e com casca. Ela é perfeita para criar os mais variados pratos, já que o formato permite saboreá-las com molhos, coberturas (como carne seca ou costela) ou até mesmo recheando as batatas (com guacamole, por exemplo), estimulando a criatividade dos participantes.

Reserva 51 

A Reserva 51, uma das marcas da Cia Müller de Bebidas, confirmou presença em mais uma edição do Comida Di Buteco. A competição, que este ano completa duas décadas de existência, tem o objetivo de resgatar os botecos autênticos de cada região. Em 2021 serão mais de 500 bares participantes em cidades como São Paulo, Belo Horizonte Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. Assim como nos anos anteriores, a Reserva 51 – uma cachaça extra premium, 100% envelhecidas em barris de carvalho – estará presente nos locais participantes com dosador, copos shot e ainda uma placa personalizada para os bares que entraram no projeto.

M. Dias Branco

Contando com mais de 65 anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Com o objetivo de se aproximar dos consumidores regionalmente em uma ocasião de consumo unânime entre os brasileiros – o buteco – as marcas de farinha Finna e Isabela apresentam o projeto, sendo Isabela para os estados do Sul do país e Finna para os demais circuitos e com a marca Piraquê, conforme dito pela gerência de marketing da marca: “O concurso valoriza receitas originais de bares familiares e suas receitas de raiz, combinando com a originalidade de Piraquê”.

Fonte Portal Turismo&Eventos

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