Dia Nacional do Sanfoneiro é celebrado pela primeira vez

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Acultura é componente fundamental da identidade de um povo e um importante atrativo e indutor de fluxo turístico nacional e internacional.  E foi pensando na valorização de um dos ícones da cultura brasileira que se comemora hoje, 26 de maio, pela primeira vez, o Dia do sanfoneiro. A lei 14.140/21 foi publicada em 19 de abril no Diário Oficial da União, após sanção do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

A data escolhida teve como objetivo homenagear um dos mais importantes expoentes da sanfona no país: o músico Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, que nasceu em 26 de maio. O PL 5343/09 que deu origem a data foi proposto pelo ex-senador Efraim Morais (PB).

Um dos maiores entusiastas da data, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a iniciativa. “Antes de ser ministro do turismo, sou sanfoneiro, e sei como a sanfona é importante para a nossa cultura e nosso povo. Um país que sente orgulho de sua cultura é um país que sabe o valor de sua história. Nada mais justo do que homenagear os grandes nomes da nossa música, representados por Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. E, dessa forma, prestar homenagem aos sanfoneiros que alegram e enriquecem nosso país”, comentou.

O Brasil é o nono pais do mundo em atrativos culturais segundo o Fórum Econômico Mundial e foi responsável pela atração de 13,4% dos turistas que vieram ao Brasil em 2019, segundo dados da Pasta.

Museu Luiz Gonzaga em Recife (PE). Crédito: Bruno Lima

Outras Notícias