Dois em cada dez Selos Turismo Responsável emitidos são para meios de hospedagem

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Nesta quarta-feira (09.11) é celebrado o Dia do Hoteleiro, importante profissional que atua em prol do turismo não apenas no funcionamento dos meios de hospedagem, mas também cuidando da saúde e do bem-estar dos turistas. Para celebrar a data, o Ministério do Turismo destaca os estabelecimentos onde esses trabalhadores atuam, que também estão entre os empreendimentos turísticos com o maior número de Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro do Brasil.

O Selo foi lançado em junho de 2020 e criou protocolos sanitários contra a Covid-19 para 15 atividades da cadeia turística, incluindo os guias de turismo. Cada um possui protocolos próprios, definidos em parceria com empresas e instituições do setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quem possui o Selo do MTur se compromete a adotar estes protocolos e oferecer um ambiente mais seguro ao turista.

O Selo colocou o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. A ação reforça a sensação de segurança sanitária e é um estímulo a mais para a realização de viagens no país.

Os meios de hospedagem, juntamente com as agências de turismo, são dois importantes segmentos do mercado de viagens que lideram a adesão ao Selo Turismo Responsável do MTur. Os meios de hospedagem garantem, desde junho de 2020, o segundo lugar no número de emissão de certificações, perdendo apenas para as agências de viagem. Os estabelecimentos, que incluem negócios como hotéis, pousadas e resorts, obtiveram 6.506 certificações, especialmente nos estados de São Paulo (935), Rio de Janeiro (671), Minas Gerais (569), Bahia (567) e Rio Grande do Sul (536).

Em todo o Brasil, já foram quase 32 mil Selos emitidos. Depois das agências e meios hospedagem, a adesão ao Selo é mais forte entre os guias de turismo; transportadoras turísticas; e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

PROCEDIMENTOS – O interessado em solicitar o Selo precisa ter situação regular no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. O registro no sistema é rápido, gratuito e online (Faça AQUI). Em seguida, é preciso acessar o site da iniciativa, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados (Acesse AQUI). Depois, o interessado é encaminhado a uma área do site onde pode realizar o download do Selo para impressão.

O Selo deve ser afixado em local de fácil acesso ao cliente, podendo o estabelecimento disponibilizar um QR Code pelo qual o turista tem a oportunidade de consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Caso o consumidor constate o descumprimento de protocolos de biossegurança, ele pode entrar em contato com o Disque Saúde, pelo telefone 136, ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.

Outras Notícias