Ilhabela terá consultoria da Secretaria de Turismo para pesquisas

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Praia da Fome, uma das muitas opções da ilha para desenvolver o turismo

Cidade do litoral paulista contará com apoio institucional para criação de observatório sobre impactos econômicos e sociais do setor de viagens

Ilhabela, no litoral norte do Estado, terá a consultoria do Centro de Inteligência da Economia do Turismo – CIET –, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O objetivo é criar um “observatório de turismo” na ilha.

Com a formalização do apoio institucional, Ilhabela desenvolverá metodologia e terá treinamento para a coleta de dados, definição dos principais indicadores a serem seguidos e como os mesmos poderão subsidiar as políticas públicas para o setor, além da criação de painel de consultas de dados.

A iniciativa é parte da estratégia da Secretaria de Turismo, iniciada em 2019 com a criação do CIET, para a construção de uma base de informações estatísticas em todo o Estado. Este ano, por exemplo, o CIET começou a treinar equipes locais para a coleta e tratamento de dados –já foram atendidos mais de 40 municípios – e assinou um termo de cooperação com a Fundação da Seade, passo importante para o estabelecimento de uma visão geral sobre o turismo em todo o Estado.

O apoio institucional com a Setur foi formalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela. Segundo plano de trabalho, em maio serão definidas as equipes e início da implantação do Observatório do Turismo, em junho a escolha dos indicadores de acompanhamento e a formação de equipes de pesquisa e em julho o início efetivo com os primeiros resultados.

Outras Notícias