Ministério do Turismo e IFB promovem Seminário Internacional de Turismo Gastronômico em março

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Viagens motivadas pelo paladar têm atraído cada vez mais a atenção de turistas que consideram experimentar a culinária local uma parte importante da experiência vivenciada nos destinos. Para disseminar conhecimento e promover o turismo gastronômico no país, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB) realizam, em março, o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico.

Se você atua no setor de turismo, é especialista ou gestor, chefe de cozinha ou simplesmente tem interesse no tema, já anote na agenda. A cidade de Paraty, uma das quatro representantes brasileiras no campo da gastronomia da rede Mundial de Cidades Criativas, sediará o evento. A abertura ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, no dia 27 de março, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Ministério do Turismo nas redes sociais.

Durante dois dias – 28 e 29 -, o seminário possibilitará que expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional discutam, em um evento híbrido, ações e estratégicas para impulsionar o segmento no país e torná-lo referência mundial. A programação do evento pode ser acompanhada pelo YouTube do IFB, com cobertura também pelas redes sociais do MTur.

“A culinária brasileira é inigualável e deve ser valorizada a ponto de ser a principal motivação das viagens de turistas nacionais e internacionais. Nosso objetivo é estruturar esse segmento e fazer dele um impulsionador do turismo no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia. Por isso, o turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destaca que o seminário é a consolidação de uma série de ações com foco no turismo gastronômico para estruturar e promover o segmento no Brasil. “Este evento, sem dúvida, contribuirá para o planejamento estratégico das ações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, além de fortalecer a rede de especialistas em turismo gastronômico que tem sido consolidada dia após dia. E possibilitará, ainda, o lançamento de produtos e ações previstas no programa”, complementa.

“Sabemos que nosso potencial para atrair turistas que viajam motivados pela gastronomia é enorme e pretendemos ampliar ainda mais o debate em torno desse tema durante o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico. O comitê técnico-científico do Seminário desenvolveu uma programação para sensibilizar gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país que o turismo gastronômico pode ser um propulsor para ampliar os fluxos de turistas que nos visitam e, sobretudo, gerar oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva da gastronomia e do turismo com inclusão e sustentabilidade, valorizando ainda nossa cultura, sociobiodiversidade, patrimônio agroalimentar e identidades”, afirma Ana Paula Jacques, pesquisadora e professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil.

Para acessar a programação preliminar do evento clique AQUI.

TURISMO GASTRONÔMICO – A cidade de São Paulo acaba de ser eleita o sétimo melhor destino gastronômico do mundo no ranking do prêmio Traveller’s Choice, do site de viagens Trip Advisor, sendo o único destino sul-americano na seleta lista. A posição deixou a capital a frente de destinos como Nova York, Singapura e Lisboa

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. No Brasil, o segmento movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao país. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais.

De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país, que segue em andamento.

CIDADES CRIATIVAS – No Brasil, quatro cidades ostentam o título de Cidades Criativas no quesito gastronomia: Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Belém (PA), além de Paraty (RJ). A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação, inclusive internacional, entre as localidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU. A rede possui sete categorias: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

Para conhecer um pouco mais sobre os destinos turísticos do país reconhecidos internacionalmente por sua culinária típica acesse a websérie Rotas Criativas do Brasil, divulgadas no perfil do Ministério do Turismo no YouTube. (Clique AQUI)

I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico será realizado em março. Crédito: Augusto Miranda/MTur

Outras Notícias