Ministério do Turismo, juntamente com Embratur, alinha atuação com a Embaixada do Brasil em Portugal durante a BTL

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Alinhar as ações promocionais do Destino Brasil durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior feira do segmento de turismo que acontece em Portugal, de 16 a 20 de março. Essa foi a pauta da reunião realizada na manhã desta terça-feira (15.03) na Embaixada do Brasil na capital portuguesa e que contou com a presença do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, e do Chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Participaram do encontro, ainda, a conselheira de Promoção Comercial no País, Beatriz Goes, o chefe do assessor internacional da Embratur, Heitor Kadri, e o gerente de gabinete da agência, André Reis.

Com 315 m², o estande da Embratur está localizado no Pavilhão 4 da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e contará com 28 coexpositores. Os participantes poderão conhecer mais dos belos destinos brasileiros e, ainda, assistir a atrações culturais no sábado e no domingo às 14h, 16h20 e 17h, no horário local.

Para o presidente da Embratur, Carlos Britto, as ações conjuntas com o Ministério do Turismo e a Embaixada irão gerar importantes resultados para o país na Feira. “O Bicentenário será um dos temas principais do estande do Brasil, além da divulgação das belezas dos nossos destinos e do reforço sobre os laços culturais que unem historicamente Brasil e Portugal. Temos grandes expectativas para nossa participação na feira também em virtude do excelente trabalho de promoção que já vem sendo realizado pela Embaixada”, ressaltou.

Representante do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, no evento, o chefe da Assessoria Especial do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, ressaltou a importância de espaços como este para reforçar a viagem do Brasil no cenário internacional. “São espaços como a BTL que permitirão que mostremos ao mundo como o Brasil está preparado para receber os turistas internacionais com segurança e com belezas naturais únicas e que certamente farão a diferença nesse momento de retomada”, afirmou.

FLUXO TURÍSTICO – O Brasil recebe, anualmente, mais de 6 milhões de turistas estrangeiros e a Argentina é o maior emissor de visitantes internacionais para o país. Em 2019, dos cerca de 9 milhões de argentinos que viajaram ao exterior, 1.954.725 milhão visitaram o Brasil.

Em 2020, como reflexo da pandemia, as chegadas de turistas internacionais caíram 66%, passando para 2,1 milhões e nesse cenário a Argentina seguiu sendo o principal emissor (887,8 mil – cerca de 41%), seguido dos EUA (172,1 mil), Chile (131,1 mil) e Paraguai (122,9 mil).

De acordo com Raimundo Carreiro, a Embaixada do Brasil realiza um trabalho importante na promoção dos destinos brasileiros em Portugal e conta com a parceria da Embratur e do Ministério do Turismo para novas ações. “O ano de 2022 é especial para a promoção em Portugal pois será celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil e diversas atividades estão sendo organizadas pelo governo brasileiro”, afirmou.

Comitiva do MTur e da Embratur está em Lisboa para promover os destinos brasileiros. Crédito: Divulgação

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