Ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública tratam de ações para melhorar ambiente digital para os turistas

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Por Meyre Coelho

Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu nesta quarta-feira (30.06) com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, para debater ações para melhorar a segurança de turistas e de empresários do setor, especialmente no segmento de hotelaria. De acordo com relatos, é cada vez maior o número de contas falsas de empreendimentos de hospedagem, que lesam o consumidor e trazem prejuízos para as empresas.

A iniciativa se soma à plataforma consumidor.gov.br do governo federal, que é um serviço público e gratuito, e que coloca o consumidor em contato direto com empresas, facilitando a resolução de conflitos. Já são mais de 1000 empresas cadastradas e mais de 4 milhões de reclamações registradas e conta com a parceria do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, agências reguladoras, tribunais de justiça, Procons, ministérios públicos, entre outros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o empenho do governo federal para que os consumidores e turistas possam ter tranquilidade e segurança para desfrutar das belezas do Brasil. “O consumidor.gov.br veio para revolucionar o cuidado do governo federal com o turista. Agora, nosso próximo passo é ajudar as empresas de redes sociais a identificarem perfis fakes de empreendimentos turísticos”, disse.

FACEBOOK – Em maio, os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Justiça, Anderson Torres, se reuniram, por videoconferência, com representantes do Facebook e do Instagram para debater o combate às contas falsas nas redes sociais. Participaram do encontro o presidente da Resorts Brasil, Sergio Souza, o presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do diretor Financeiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, José Odécio. Após a audiência, foi decidida a elaboração de um grupo de trabalho para definir a estratégia de atuação.

Outras Notícias