Ministro abre ciclo de debates sobre turismo no Senado Federal

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Ministro participa do 1º Ciclo de Debates sobre Turismo no Senado. Crédito: Pedro França/Agência Senado

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi o convidado da abertura, nesta segunda-feira (10.05), do 1º Ciclo de Debates sobre Turismo promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal para discutir efeitos da pandemia, desafios e perspectivas do setor. A audiência inaugural da série, que contará com oito sessões online às segundas-feiras até 14 de junho, abordou o panorama dos segmentos de resorts e hotéis no Brasil. 

Machado Neto apontou o empenho do presidente Jair Bolsonaro por avanços no turismo, como a liberação de vistos a países estratégicos, e reforçou a expectativa de forte recuperação do setor no pós-pandemia. “O turismo de natureza é o que o mundo vai querer no pós-pandemia, e nenhum país tem a vocação do Brasil. Somos o país mais preservado do mundo, 66% do nosso território ainda são áreas intocadas. Então, somos, sim, a bola da vez”, afirmou.

O ministro do Turismo também destacou esforços para preservar empregos na pandemia e apontou o grande interesse internacional pelo Brasil. “A recente concessão de 22 aeroportos teve quase 18 vezes o valor mínimo. Temos cerca de 147 novos hotéis sendo construídos no Brasil, sendo alguns de cadeias americanas, como o Hard Rock Café”, frisou, dispondo-se a discutir ações de apoio ao setor com senadores.

A audiência também contou com a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Manoel Linhares elogiou o suporte proporcionado pelo governo federal desde o início da pandemia, com medidas que permitiram a redução de salários e jornadas e garantiram acesso a crédito. “Medidas estas que salvaram mais de 60 milhões de empregos”, citou Linhares, que defendeu avanços na atualização da Lei Geral de Turismo.

A sessão reuniu ainda Milton Hênio Neto, diretor de Relação Institucional da ABIH-AL, e Ana Biselli, presidente executiva da Associação Brasileira de Resorts, que enalteceram ações federais para manter empregos e a abertura de diálogo pelo Senado. A audiência teve ainda a presença do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, que sugeriu a criação de vouchers a fim de estimular a demanda pelo turismo.

Já o senador Fernando Collor, presidente da CDR e autor do requerimento para a participação do ministro do Turismo no debate, ressaltou a importância dos diálogos promovidos pela comissão. “Os debates abordarão um amplo conjunto de segmentos da indústria do turismo, discutindo estratégias para a retomada do setor. O ciclo que iniciamos hoje vai identificar gargalos e discutir soluções para o turismo brasileiro”, declarou o parlamentar.

A próxima audiência do ciclo de debates organizados pelo Senado está marcada para 17 de maio. Na ocasião, serão abordados impactos da pandemia sobre o segmento de eventos corporativos. A sessão desta segunda-feira, transmitida pela internet, pode ser assistida na íntegra neste link.

Outras Notícias