MTur participa do 1º Seminário de Turismo da Região Nordeste de Goiás

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

s regiões da Chapada dos Veadeiros e de Águas e Cavernas do Cerrado receberam um reforço para ampliar ainda mais o turismo em suas cidades. Nesta terça e quarta-feira (21 e 22/03), em Posse (GO), foi realizado o 1º Seminário de Turismo da Região Nordeste de Goiás, que contou com a presença do Ministério do Turismo (MTur) e teve como objetivo fortalecer a governança local entre os municípios que compõem as duas regiões turísticas.

O Ministério foi representado pela coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, da Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo – SNPTur, Ana Carla Moura, que, na oportunidade, participou de uma mesa redonda, juntamente com outros especialistas, para tratar do tema “Turismo: Oportunidades e Desafios”. Na mesa, foram debatidas e esclarecidas dúvidas de assuntos como políticas públicas, ações do Mapa do Turismo, Programa de Regionalização, apoio ao fortalecimento da governança no turismo, desenvolvimento dos destinos e estruturação de municípios. Além disso, o Ministério também prestou atendimento e orientação técnica aos gestores.

“Essa ação mostra o empenho do estado em fazer com que as regiões turísticas cresçam ainda mais. Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse crescimento, seja por meio de políticas públicas, de esclarecimentos com a equipe técnica ou de ações estratégicas que valorizem cada cidade que compõe os nossos destinos turísticos. O MTur está de portas abertas, os municípios brasileiros podem e devem contar com o nosso o apoio”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Ao longo do evento, as autoridades presentes conheceram a história da região Nordeste de Goiás; falaram sobre legislação ambiental, turística e empreendedorismo; e realizaram a troca de boas práticas. Os participantes apresentaram, ainda, casos de sucesso e traçaram um panorama sobre as tendências do turismo e os destinos inteligentes.

Além da presença do Ministério do Turismo, o evento, que foi organizado pelo Fórum de Turismo – Águas e Cavernas do Cerrado, recebeu a participação de prefeitos, secretários, diretores de turismo, representantes da Goiás Turismo, do ICMBIO, e do Sebrae Goiás.

O presidente do Fórum da Região de Águas e Cavernas do Cerrado, Bruno Queiroz, informou que o evento é uma forma de colocar o turismo como pilar na economia das cidades: “Envolver todas as governanças de poder público municipal faz com que o turismo seja enxergado como uma ferramenta de transformação social, de geração de renda e de melhorias das condições de vida da população”.

SOBRE AS REGIÕES – Os municípios que compõem as regiões turísticas da Chapada dos Veadeiros e de Águas e Cavernas do Cerrado são ricos em diversidade de atrativos naturais, culturais, sociais e históricos. O primeiro território é composto pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás, abrigando boa parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Já a região das Águas e Cavernas do Cerrado agrega um maior número de municípios, contando com 11 destinos de vocação especialmente para o ecoturismo. São eles: Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Formosa, Guarani de Goiás, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos e Simolândia.

A representante do MTur, coordenadora Ana Carla Moura, durante apresentação. Crédito: Divulgação

Outras Notícias