Municípios da Bahia integram rede de promoção do turismo sustentável

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Praia do centro em Prado na Bahia. Crédito: Márcio Filho/MTur

Nove municípios do sul da Bahia foram selecionados para participarem de iniciativas que desenvolvam o turismo sustentável na região. Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, iniciaram neste ano ações para reduzir os impactos negativos e proporcionar maiores benefícios e sustentabilidade aos destinos. O projeto é desenvolvido pela Futuri Brasil, aliança idealizada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e finalista do prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022.

Integrado a ação, a ONG lançou um Manual de Boas Práticas que foi co-criado e validado por atores locais e fornecido para os segmentos turísticos da região, que atuam em ambientes terrestres, aquáticos marinhos e da zona costeira.

As cidades selecionadas pela iniciativa são conhecidas pelas suas características naturais singulares e de grande importância biológica. Incentivando a proteção do meio ambiente, a Futuri criou uma série de prioridades para promover o turismo sustentável, como: fortalecer a proteção dessas áreas de preservação; desenvolver uma governança para integrar os agentes do turismo na região; contribuir a implementação de boas práticas no turismo e a criação de novos roteiros mais sustentáveis; melhor distribuição de renda, valorização e protagonismo da comunidade local; conservação e restauração do meio ambiente.

FUTURI BRASIL – Pensado pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), a Futuri Brasil foi formada com o intuito de estimular o turismo regenerativo, desenvolvendo práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) no setor, com potencial de expansão para todo o País.

A instituição procura equilibrar as necessidades humanas com a preservação dos recursos naturais sem comprometer as próximas gerações, potencializando as atividades turísticas. A aliança faz parte do projeto Turismo+Sustentável da CI-Brasil, financiado pelo Fundo Abrolhos T&M, Instituto humanize, Uxua Casa Hotel & Spa, e WWF e que também conta com o apoio do setor público (SETUR – Secretaria de Estado de Turismo, Secretarias municipais e estadual do Meio Ambiente, ICMBio), Câmaras Técnicas de Turismo, setor privado, terceiro setor e comunidade local.

“A Futuri promove trocas de experiências e elaboração de novos produtos que diversifiquem e aprimorem a visita do turista, criando oportunidades de negócios e distribuição de renda, regenerando a natureza e proporcionando a melhoria na qualidade de vida dos seus moradores” destaca Thais Guimarães, coordenadora do projeto na CI-Brasil.

Você também pode fazer parte dessa ação! Para participar a pessoa ou empresa deve primeiro assinar uma carta de adesão e princípios disponível no site https://futuribrasil.com/. Logo será disponibilizado um questionário de autoavaliação que mensura e orienta os aliados a implementar melhores práticas na operação e gestão das atividades turísticas.

Conheça mais do projeto acessando as redes sociais:

Facebook: @FuturiBrasil

Instagram: @FuturiBrasil

Outras Notícias