Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol tiveram quase 160 mil visitantes em 2021

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol atraíram quase 160 mil visitantes em 2021. Enquanto o primeiro recebeu 81.393 pessoas, o segundo foi opção de passeio para 78.846. Ambos são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Reaberto em julho do ano passado, após obras completas de restauro e com novas experiências, o Museu da Língua Portuguesa teve o maior público do ano em dezembro, quando 18.971 visitantes foram até a instituição localizada no icônico prédio da Estação da Luz, mostrando ser uma ótima opção para as férias escolares.

No mês de janeiro de 2022, quem for ao Museu terá alguns atrativos especiais. Uma das novidades é o projeto Estação Férias que, entre os dias 13 e 30 de janeiro, sempre de quinta a domingo, promoverá uma série de oficinas artísticas gratuitas, voltadas para toda a família. A programação completa será divulgada em breve. 

Outro destaque é a ampliação de horários de visitas organizadas pelo Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, que promove, de terça a sexta-feira, visitas para grupos de até 30 pessoas, ideais para escolas, instituições e grupos de agências de turismo, sendo necessário agendamento prévio para a realização desta ação. Já aos sábados e domingos acontecem visitas temáticas à exposição e também ao prédio da Estação da Luz para o público espontâneo, sem necessidade de agendamento.

Quem for ao Museu tem acesso à exposição principal, que contém experiências como a Praça da Língua (uma espécie de planetário das letras) e o Nós da Língua (que apresenta elementos culturais das regiões onde se fala português pelo mundo), e à mostra temporária Sonhei em português!, que fala sobre as migrações do século XXI. Vale ainda lembrar que, aos sábados, a entrada é gratuita para todos os públicos.

Já o Museu do Futebol tem promovido neste mês de janeiro o Férias no Museu. Até 30 de janeiro, uma série de atividades, oficinas e brincadeiras é oferecida à criançada, gratuitamente. São oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, golbol, pebolim humano e muito mais. Tudo isso na área externa da instituição, que fica localizada sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

Além disso, janeiro marca a despedida da mostra temporária Tempo de Reação, que traça um panorama da posição do goleiro, tendo como ponto de partida a história de Barbosa, multicampeão pelo Vasco e pela seleção brasileira. O projeto fica em cartaz até 30 de janeiro. 

Outro atrativo é a exposição principal, que retrata a história do futebol, traz retratos de craques brasileiros, como Pelé e Marta, ensina as regras da partida e apresenta a história das Copas do Mundo, entre outras curiosidades do esporte mais popular do mundo. Vale lembrar que, às terças-feiras, a entrada é gratuita para todos os públicos no Museu do Futebol.

  • Imagem em destaque: Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz (Crédito: Cleo Velleda/Governo de SP)

Outras Notícias