Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ganha equipamento de acessibilidade para ecoturismo

Cadeiras possibilitarão acesso à paisagens de diversos pontos do local. Crédito: MMA

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, já tem à disposição duas cadeiras de rodas especiais para a realização de trilhas de ecoturismo. As chamadas Juliettis foram entregues pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) durante o mês de março e serão destinadas ao transporte de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

A unidade de conservação se soma a outras 20 espalhadas por diversos estados do país que contam com equipamentos do tipo, como na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As áreas integram um amplo programa que busca potencializar o turismo ecológico, além de promover o desenvolvimento econômico do entorno dos locais e fomentar a geração de emprego e renda no setor turístico.

Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. A Pasta desenvolve, por exemplo, o Programa Turismo Acessível, que realiza ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas.

O trabalho vai ao encontro de inciativas do Governo federal para a garantia de condições dignas de vida, a plena participação na sociedade e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.

Fonte: MTur