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8° Salão do Turismo oferece teste da Ficha Nacional de Registro de Hóspede Digital





Ficha Nacional de Registro de Hóspede
Salão do Turismo exibe versão eletrônica da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH). Crédito: Fernando Souza/MTu

Mais moderna, a versão digital do documento vai simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo


A versão eletrônica da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) pode ser conferida de perto por quem passar pelo Riocentro neste final de semana, onde acontece a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil. O sistema é fruto da parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), com o objetivo de modernizar e simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo.


A FNRH Digital deverá ser implantada em toda rede hoteleira e traz uma série de benefícios, tanto para os meios de hospedagem quanto para os hóspedes, permitindo o preenchimento eletrônico e o gerenciamento mais eficiente dos dados turísticos.


Ainda em fase de testes, a nova FNRH promete revolucionar o setor hoteleiro ao simplificar e otimizar o processo de check-in. O novo sistema permitirá que todas as informações sejam transmitidas de forma segura e precisa, atendendo às exigências legais e, ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência mais fluida e agradável para os hóspedes.


Para a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o engajamento do setor hoteleiro é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. “A participação ativa dos hotéis será essencial para que a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspede digital se consolide como uma ferramenta eficaz no aprimoramento do turismo no Brasil. É importante lembrar que o preenchimento e o envio da FNRH são obrigatórios por lei, conforme estabelecido na Lei Geral do Turismo, o que reforça a necessidade de adesão por parte de todos os estabelecimentos do setor”, destacou.


Para engajar quem participa do Salão, é possível vivenciar – no estande institucional do MTur – a jornada do hóspede, desde o pré-check-in até o registro final, utilizando um QR Code disponibilizado para a experiência. Além disso, está sendo exibido um vídeo explicativo sobre o Cadastur, detalhando o passo a passo para o cadastramento de prestadores de serviços turísticos, reforçando a importância da regularização e formalização no setor.

“Esse projeto já está sendo iniciado com alguns hotéis que se prontificaram a fazer os testes, e a gente espera que essa parceria do SERPRO com o Ministério do Turismo traga mais informações de como está o movimento turístico em toda a rede hoteleira no Brasil. Isso ajuda a ter mais dados para o MTur poder se planejar, poder saber onde vai investir e onde está o fluxo de turistas, por exemplo”, comentou o gerente de Negócios do SERPRO, Flávio de Melo Pinheiro.


A adoção da FNRH digital trará, ainda, outros benefícios significativos, como o aumento da segurança da informação, com os dados sendo armazenados digitalmente de forma segura, minimizando os riscos de perda ou vazamento de informações sensíveis.



Por Fábio Marques


Assssoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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