top of page
  • Abrajet SP

Caminhos do Alfredo consolida Flores da Cunha entre os principais destinos turísticos da Serra Gaúcha

Vinícolas familiares, gastronomia típica, belezas naturais e quase 140 anos de história para contar. Essa é a aposta dos Caminhos do Alfredo – Enoturismo Rural, nova rota turística de Flores da Cunha (RS), lançada oficialmente em janeiro. Localizada no Travessão Alfredo Chaves, interior do município, a rota é composta por 11 empreendimentos que prezam pelo atendimento personalizado, feito pelas famílias dos proprietários.

No percurso de aproximadamente cinco quilômetros, encontram-se vinícolas, paradas gastronômicas, trilhas ecológicas e uma paisagem formada por videiras e montanhas. O visitante também pode conferir pontos como a Cascata Bordin, com cerca de 100 metros de altura; o Campo Santo dos Imigrantes, primeiro patrimônio histórico cultural tombado de Flores da Cunha; a Capela São João Batista, construída em 1924; e o Mirante Gelain, instalado a 420 metros acima do vale do Rio das Antas, proporcionando um visual de tirar o fôlego.

“Nós nascemos com o objetivo de ser uma rota diferente, no sentido de não oferecer apenas um tipo de atrativo. A ideia é que as pessoas vivenciem uma experiência que combine enoturismo, gastronomia e belezas naturais. É um passeio ideal para casais, pessoas maduras, famílias com crianças, pessoas que desejam curtir um momento de calmaria”, convida Edegar Scortegagna, presidente da Rota Caminhos do Alfredo – Enoturismo Rural.
  1. A história do Travessão Alfredo Chaves remonta a 1884, com a chegada dos imigrantes que ali instalaram suas lavouras e moradias. A ideia de formatar uma rota turística na comunidade surgiu em 2018, com levantamento dos atrativos que poderiam participar e um encontro inicial dos idealizadores. Dali em diante, cada um fez seus investimentos para receber os visitantes. Entre os apoiadores, o Sebrae RS ofereceu capacitação profissional em turismo, a Sicredi Serrana entrou com patrocínio e fomento para abertura de crédito, enquanto a prefeitura de Flores da Cunha atuou na reforma da praça do Travessão Alfredo Chaves, liberação de alvarás e instalação de placas de sinalização.

Para a administração municipal, o lançamento dos Caminhos do Alfredo é considerado um importante passo na consolidação de Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. O município, que ostenta o título de maior produtor de uvas e vinhos do Brasil (a safra 2017/2018 atingiu 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho), conta com mais de 500 leitos na rede hoteleira e projeta expansão para os próximos anos.

“Por meio de roteiros consolidados, de empreendimentos bem estruturados e da força da comunidade em prol do setor, Flores da Cunha vem obtendo destaque e é um dos destinos mais procurados da região em diferentes épocas do ano. Com os Caminhos do Alfredo, o município qualifica e incrementa sua oferta. O turismo é uma cadeia produtiva em rede, por essência, e quando novos atrativos se somam, multiplicamos os resultados”, avalia Tiago Mignoni, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha.

SERVIÇO:

Mais informações acesse: www.caminhosdoalfredo.com.br

  1. Imagem em destaque: Visitante pode saborear uvas direto dos parreirais (Foto: César Paludo / Divulgação)

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page