Por:ANDREA GODOY
A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia homenageou os 40 anos da Abrajet-SP (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo), através da presidente Miriam Petrone, que recebeu a placa do voto de júbilo e congratulações do presidente do colegiado, vereador Rodrigo Goulart (PSD).
O parlamentar também recebeu um troféu da Abrajet-SP como um dos 40 amigos da entidade. “É um setor muito importante que promove o turismo, lazer, gastronomia e eventos aqui na cidade”, destacou.
A homenageada falou sobre a missão da Abrajet-SP de fazer o público conhecer equipamentos turísticos e promover o turismo nas cidades. “São 40 anos de história, portanto esse reconhecimento é super importante e se volta a todos os jornalistas que atuam em prol de mostrar o que São Paulo e o Brasil tem”, declarou Miriam Petrone.
Jornada e Semana de Valorização do Patrimônio
A diretora de valorização do Patrimônio Histórico da SMC (Secretaria Municipal de Cultura), Érika Martins de Paula, fez a apresentação da Semana de Valorização do Patrimônio, que está na 19ª edição e acontece entre os dias 12 e 16 de agosto com uma programação diversa de palestras e ações de difusão sobre o patrimônio, a memória e a história da cidade. Ela também falou sobre a 10ª Jornada do Patrimônio que acontece no final de semana, de 17 a 18 de agosto, com uma programação que inclui 240 ações entre roteiros de memória, cursos, imóveis de portas abertas e exposições.
“A jornada do patrimônio foi criada em 2015, inspirada na jornada francesa onde nesta semana os imóveis tombados, que são de difícil acesso aos munícipes, são abertos à visitação pública. É um evento que está no calendário do município instituído pela Lei municipal nº 16.546/2016 ,que além de instituir a jornada do patrimônio também cria a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade de São Paulo, que antecede o final de semana da jornada”, explicou. Érika incentivou a participação nas atividades e mostrou que a programação completa está na aba do departamento do patrimônio histórico, no site da SMC.
Plataforma Cultturis
Na reunião também foi apresentada a plataforma de gestão de cultura e turismo Cultturis, que foi lançada para servir como ferramenta para os municípios. O co-fundador, Paulo Barros, também contou que está realizando o mapeamento digital do setor turístico e cultural no centro de São Paulo na Cultturis em conjunto com o Fórum Brasil Turismo Cultural para a revitalização da área central da capital.
“A plataforma é um anseio da cultura e do turismo, pois sempre faltaram dados deste setor. Nós reunimos informações importantes para que o gestor possa desenvolver políticas públicas no seu município, saber quem são os seus agentes de cultura, quem são as empresas de cultura e turismo, coletivos, quantos são, onde estão, qual a formação dessas pessoas. Isso é geolocalizado, temos um sistema de busca para encontrar essas pessoas e lugares e na parte de gestão há a geração de indicadores e um sistema de editais criado principalmente para municípios com menos de 300 mil habitantes”, pontuou Paulo.
Também participaram da reunião, o vice-presidente, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) e as vereadoras Janaína Lima (PP) e Sandra Santana (MDB). Para assistir a íntegra, acesse o vídeo abaixo:
Comments