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Como Podemos nos Reinventar e Avançar no Negócio do Turismo Superando esta Crise ou Turbulência?

Por: Hilário Ängelo Pelizzer 1 “Nada voltará a ser como era antes. Mas, tudo pode ser melhor como nunca foi antes”. (Sem autoria) A Covid-19 chegou e, consequentemente, impactou todos os nossos ideais, planos, projetos e muitos sonhos.... Hoje necessitamos de repensar e rever todos os conceitos de gestão para qualquer tipo de atividade e empresa: ME, PP ou grandes negócios. A alternativa é saber de como reiniciar? Como dinamizar as potencialidades que existem nas Empresas e gerar outras que possam agilizar as ações empresariais pós-pandemia? Temos que encontrar alternativas factíveis e que permitam nos colocar novamente no mercado com novos olhares e novas maneiras/metodologias para superar esta crise neste momento hostil e turbulento. Encontramos muitos estudos avançados que precisam ser aglutinados num só processo de gestão. Temos estudos a respeito das competências do Séc. 21, que pouco sabemos de como implementá-las nas empresas e nas universidades, temos ainda os estudos focados na inteligência competitiva, inteligência artificial, inteligência espiritual, espiritualidade no mundo corporativo (uma inovação) e, muitos não acreditam neste novo perfil de ubiquação (gestão ativa/cognitiva) a que estamos adentrando no mundo dos negócios, neste Séc. 21. Foi publicado, em 2018 , um livro E-BOOK, com o título - “Desafios para a Educação no Sec. 21: GESTÃO de COMPETÊNCIAS e do CONHECIMENTO pela Técnica Metodológica Criativa/Ativa Disruptiva Inclusiva Interdisciplinar Cognitiva do SIP* e pela Alternância do Poder”(2) . (Contexto Acadêmico e Corporativo). O SIP*-Seminário Interdisciplinar de Instrução Permanente, surge, como uma das alternativas nas empresas para durante e o pós-Covid-19. O SIP reveste-se com uma metodologia avançada, disruptiva e definida, portanto, uma metodologia que atende as reuniões, ensinamentos, treinamentos, palestras presencialmente e via ONLINE. 2 As reuniões – palestras –treinamentos..... ON-Line, com a metodologia do SIP, resultam num controle e engajamento de 95% a 100%, dos participantes, comprovadamente. Falamos de uma metodologia desconhecida do mercado, até o momento. A base científica do SIP repousa nos princípios ou pressupostos da pedagogia, andragogia, heurística/heutagogia, resiliëncia, idiossincrasia (competências inatasde cada indivíduo) e panto-iso-cracia (alternância do poder ou o poder distribuído entre todos), simultaneamente. O SIP, ainda, efetiva e implementa os 3 domínios da gestão das competências, na sua plenitude, ou sejam: o cognitivo, o intrapessoal e o interpessoal (**). O novo cenário requer um entrosamento refinado e integrado entre todos os colaboradores, parceiros e fornecedores de forma simultânea. Não há mais espaço para improvisações ou experiências. Tudo vai acontecer de forma científica e para isso, necessitamos de alternativas. Esta metodologia disruptiva foi desenvolvida pela Via Sestur a partir de 1990 e hoje representa uma alternativa pontual para o fortalecimento neste novo processo de recomeçar dos negócios que ficaram estagnados por completo. Estamos diante de algo nunca visto, pensado ou vivenciado. Precisamos romper este momento hostil e recolocar a hospitalidade como fator de acolhimento sincero, cordial e de renovação. Perpetuar um dos pressupostos/pilares da hospitalidade que é o Dar-Receber e Servir-DRS. A Via Sestur, nos seus 45 anos de mercado, vivenciou muitas crises e turbulências do turismo, mas esta, está sendo desafiadora, mas não impossível de superá-la. Assim sendo, a Via Sestur coloca, disponibiliza ou compartilha sua vivëncia, experiência e esta metodologia diferenciada ou disruptiva para apoiar os empresários que tiverem interesse em recomeçar com novos olhares e sonhos. A técnica do SIP é um processo estudado, pesquisado e mais de 30 anos de aplicativos (no corporativo e na academia – graduação e mestrado SS), que pode ser uma alternativa eficaz e segura, com resultados surpreendentes a um custo extremamente baixo. Portanto, temos um modelo consagrado na teoria e validado na prática para, de forma disruptiva, adicionar empowerment nas ações das Empresas. Estamos ‘a disposição para realizar uma apresentação resumida do modelo e oferecer condições para sua plena aplicação. Esta é a nossa contribuição efetiva, humilde e sincera ao mercado do turismo, para os que se interessarem e manifestarem o desejo de acertar e facilitar o reingresso no negócio. Sinceramente, muito obrigado e muita GRATIDÃO pelo que recebemos em 45 anos! Hilário Ängelo Pelizzer, DSc Diretor e Mentor da Metodologia do SIP 3 As competências foram divididas em três grandes domínios. O primeiro deles é o cognitivo, que é aquele que envolve estratégias e processos de aprendizado, criatividade, memória, pensamento crítico; é o que está relacionado à aprendizagem mais tradicional. Segundo os autores, essa é a dimensão em que se tem uma oferta mais farta de pesquisas e, por isso, há claras evidências de que o bom desempenho nessa área traz bons resultados posteriores na vida do aluno. Os outros dois domínios, muito menos estudados, são o intrapessoal e o interpessoal. O intrapessoal tem relação com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos. Já o interpessoal envolve a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. Os três domínios, no entanto, não são estanques. Existe uma interseção entre eles que envolve habilidades que podem estar em mais de um domínio, conforme imagem a seguir. (1) Diretor do Cestur/Via Sestur desde 1975. Atua no Turismo desde 1969 (51 anos). Professor Universitário desde 1.975 e ex- prof. do curso de Mestrado SS em Hospitalidade da UniAM (Ex-UNiBERO, PUCAMP e Pe. Manoel da Nóbrega). Autor de vários artigos em revistas especializadas. Autor de 5 livros de Turismo. Membro da Abrajet-SP . Autor da metodologia disruptiva ou técnica denominada de SIP. Mestrado SS e Doutorado em Turismo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de SP- USP/Universidade de São Paulo. (O 1º. Doutor em Turismo do Brasil). Atualmente Diretor Via Sestur e Prof. Fatec-SP/Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo (3 disciplinas: Transportes no Turismo – Agëncias de Turismo – Planej. Projetos e Organização do Turismo-PPOT). 4 (2) Acesso ao livro: Website: https://www.nea-edicoes.com + Catálogo + acesso posição no. 12. e-mail:t.carmo@nea-edicoes.com - Editora: Novas Edições Acadëmicas-NEA (ISBN:1

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