O Brasil conheceu no último sábado, 16/12, os ganhadores do Prêmio Nacional do Turismo 2023. Após cerca de 15 mil pessoas votarem na última etapa do prêmio, voltada para a escolha do profissional de destaque em cada uma das oito categorias do concurso, os premiados foram enfim revelados. A cerimônia de premiação, que nesta edição tem como tema “O Turismo Transformando Vidas”, ocorreu durante o Salão Nacional do Turismo, neste sábado (16), na capital federal. No grupo “Profissionais de Destaque”, dedicado a personalidades, o Ministério do Turismo reconheceu os melhores em oito categorias. Entre os agraciados, o Diretor da Rede dos Sonhos, José Fernandes, foi coroado como o grande vencedor.
O Prêmio Nacional do Turismo 2023 tem como objetivo promover o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e se fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
A seleção contou com 24 candidatos finalistas na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 30 no grupo “Iniciativas de Destaque”, escolhidos por uma comissão julgadora e definidos após um prazo para a apresentação de recursos. Ao todo, 347 cases foram inscritos no Prêmio Nacional do Turismo 2023.
Os três finalistas de cada uma foram escolhidos a partir da análise de uma comissão julgadora, e o ganhador se consagrou por votação popular.
José Fernandes foi homenageado por suas notáveis contribuições para o avanço do turismo brasileiro ao longo de seus 30 anos à frente da Rede dos Sonhos. Sua liderança exemplar na promoção da sustentabilidade e inclusão social tornou-se uma referência, resultando em reconhecimento nacional e internacional.
Seu compromisso inabalável com a acessibilidade não apenas conquistou prêmios, como também o reconhecimento na WTM Londres pelos hotéis mais acessíveis e socialmente responsáveis do mundo. Além disso, seu empenho ativo na inclusão de comunidades LGBTQIA+, movimentos negros e programas educativos junto à etnia guarani demonstra seu comprometimento com a diversidade e a responsabilidade social.
Desde o início, a Rede dos Sonhos, sob a liderança de José Fernandes, adotou valores de sustentabilidade e inclusão social alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mesmo antes do seu lançamento. Sua abordagem sistêmica em sustentabilidade rendeu resultados notáveis, seguindo o Código Mundial para o Turismo.
Atualmente, a Rede dos Sonhos é um destino de referência, recebendo visitas técnicas nacionais e internacionais. As palestras ministradas por José Fernandes sobre o projeto ecoam em várias localidades, refletindo sua visão de que empresas devem preservar o meio ambiente, gerando bem-estar para consumidores e colaboradores, visando construir um legado admirável.
A premiação, concedida na forma de troféus aos vencedores de cada categoria e certificados aos finalistas, ocorreu durante o Salão Nacional do Turismo, onde o ministro do Turismo, Celso Sabino, elogiou a contribuição de todos os premiados e finalistas para o desenvolvimento do setor no país.
Parabéns a José Fernandes, Diretor da Rede dos Sonhos, pelo merecido reconhecimento como vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2023, representando de forma excepcional as cidades de Socorro e Bueno Brandão e toda a região do Circuito das Águas Paulista.
Comentarios