Rota das Emoções terá estande na Expo & Collab ABAV 2021

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O roteiro turístico possui destinos conhecidos internacionalmente, como o Parque Nacional de Jericoacoara, os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, entre outros atrativos.

A Rota das Emoções, roteiro turístico formado por 14 municípios entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, terá o próprio estande durante a Expo & Collab 2021. O evento trata-se da nova formatação híbrida da tradicional ABAV Expo – uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) há quase 50 anos. Neste ano de 2021, a exposição acontecerá em Fortaleza, Ceará, entre os dias 06 e 08 de outubro.

Dentro desses 14 municípios a Rota das Emoções abarca vários cenários, incluindo famosas áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As expedições podem ser feitas de forma parcial ou por toda a Rota, onde as belezas naturais e diversidade de paisagens garantem uma alta procura a partir de todo o Brasil, o ano todo.

Durante a exposição, empresários e demais participantes poderão conhecer, através de material digital, as empresas e experiências oferecidas pela Rota das Emoções. As possibilidades incluem dunas, mangues, rios, trilhas, praias das mais à menos conhecidas, pedras gigantes com inscrições rupestres, avistamento de cavalos marinhos, guarás e cemitério de navios, pernoite em resorts ou vilas rústicas, artesanato e gastronomia regional e internacional e diversas experiências rurais que incluem casas de farinha e plantações de caju e buriti. Os fortes ventos na maior parte da Rota das Emoções atrai amantes de wind e kitesurf de todo o mundo. Os rios convidam a navegação entre suas ilhas e a desfrutar do ambiente tranquilo das vilas de pescadores locais, que oferecem os mais deliciosos frutos do mar e uma calorosa hospitalidade. E as belas lagoas entre as dunas são um convite para registros inesquecíveis e ao frescor após um banho em suas águas cristalinas e um pôr do sol de tirar o fôlego.

O Programa Check-in Rota das Emoções

A Rota das Emoções foi criada em 2005 pelo Sebrae com o apoio do Ministério do Turismo. De lá para cá ações sistemáticas vêm sendo desenvolvidas para enriquecer a experiência na rota e para o beneficiamento dos atores envolvidos. O programa “Check-in Rota das Emoções”, faz parte da mais recente estratégia desenvolvida pelo Sebrae para o fortalecimento das atividades do Roteiro, beneficiando a estrutura como um todo, especialmente pequenos negócios integrantes do trade turístico, além da implementação de um protocolo unificado para o retorno mais seguro das atividades turísticas.

O programa tem um cronograma previsto inicialmente até o final de 2023 e envolve o desenvolvimento de ações estratégicas em todo o território, incluindo campanhas de marketing, treinamentos dos agentes de viagens de todo Brasil para venda do roteiro, ações de comercialização, capacitações, participações em feiras e eventos, lançamento de um selo de segurança unificado entre os 3 estados e festival gastronômico.

Rota Mais Segura

O cenário imposto pela pandemia deixou evidente a necessidade de medidas e ações sistemáticas que protejam tanto a execução das atividades quanto os profissionais e turistas, trazendo uma maior segurança para as experiências providas pelo roteiro. Para isso, dentro do Programa Check-in Rota das Emoções prevê-se a implantação do selo Rota mais Segura, que inclui uma série de protocolos que reúne as diretrizes de regulamentação segmentada das atividades turísticas, incluindo um plano de contingenciamento e normas em caso de contaminação, Manual de Adequação e regulação para atrativos turísticos públicos e a concessão de um selo para toda empresa que estiver adequada de acordo com os protocolos.

Outras Notícias

Conceito de museu

O homem é um ser curioso de natureza, ele busca saber sobre seus ancestrais, culturas e coisas do dia a dia. Com essa ideia, o

Leia mais