WTM Latin America promove live com um dos finalistas do Prêmio Turismo Responsável

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Um dos momentos mais esperados na WTM Latin America, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo, é a revelação do vencedor da 1ª edição do Prêmio Turismo Responsável. O prêmio, que teve 53 projetos, inscritos já anunciou os finalistas e, nesta quinta-feira (11), às 17h,  o perfil de instagram do evento (@wtmlat) promove uma live entre Gustavo Pinto, conselheiro de Turismo Responsável da WTM Latin America e coordenador do prêmio; e Mauricio Miramontes, cofundador de La Mano del Mono, finalista da premiação. Além dessa bate-papo, estão previstas lives com outros finalistas da premiação ao longo dos próximos  meses. 

O tema Turismo Responsável sempre esteve presente nas edições da WTM Latin America, seja por meio de rodas de conversa ou debates sobre o tema. Na edição de 2019, foi anunciado o prêmio de turismo responsável – único com abrangência latino-americana. Quatorze projetos foram selecionados, e o vencedor de cada categoria será conhecido no evento.

O bate-papo entre Gustavo e Mauricio trará um overview da atuação do projeto mexicano de – La Mano del Mono -, e uma reflexão sobre o modelo de gestão desenvolvido, que tem base na sociocracia. La Mano del Mono é finalista na categoria “Melhor na redução da pobreza e inclusão” e atua junto à comunidades rurais e indígenas em áreas de proteção. O trabalho desenvolvido transforma atrações e serviços básicos turísticos em experiências e contribui para a criação de alianças estratégicas para a conservação e o desenvolvimento do local.

Gustavo reforça a importância de manter o diálogo aberto e divulgar as iniciativas bem-sucedidas que estruturam o setor de forma responsável. “Precisamos destacar com entusiasmo as boas iniciativas do turismo responsável, em especial nesse momento tão diferenciado pelo qual o mundo transita. Questões de coletividade, sustentabilidade, engajamento social, entre outros fatores nunca fizeram tanto sentido”, comenta.

Além de “Melhor em redução da pobreza e inclusão”, outras três categorias compõem o prêmio de Turismo Responsável: Melhor contribuição para preservação da vida selvagem; Melhor atração do patrimônio cultural e Melhor destino para o turismo responsável.

O prêmio coloca o continente latino-americano na rota mundial de reconhecimentos e acompanha o movimento de outras feiras do portfólio WTM que já destacam as melhores práticas do turismo responsável, como é o caso da WTM London e WTM Africa. 

 

Confira a relação de finalistas:

  • Awake Travel (Colombia)
  • Awamaki (Peru)
  • Brasil Food Safaris (Brasil)
  • Complexo Turístico Itaipu (Brasil)
  • Corredor Turístico Pájaros Pintados (Uruguai)
  • Expediciones Sierra Norte, Pueblos Mancomunados (Mexico)
  • Fundación Teatro del Lago (Chile)
  • Instituto Costarricense de Turismo (Costa Rica)
  • La Mano del Mono (Mexico)
  • Puntacana Resort & Club (República Dominicana)
  • Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile)
  • Sitios WAO (Venezuela)
  • Travolution (Chile)
  • WorldVentures Foundation (EUA – com projetos na Nicarágua)

 

Serviço:

Live: Prêmio de Turismo Responsável

Convidados: Gustavo Pinto – Conselheiro de Turismo Responsável e Coordenador do prêmio

                     Mauricio Miramontes – Cofundador de La Mano del Mono

Quando: 11/06, às 17h

Onde: @wtmlat

Idioma: Espanhol

Outras Notícias