CULTURA EM SÃO PAULO

Maior Centro Cultural da América Latina

imagesSão Paulo é considerada polo cultural no Brasil, tendo-se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX. Apesar de tradicionalmente rivalizar com o Rio de Janeiro o status de sede das principais instituições culturais do país, é em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura, tendo hoje se consolidado como uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina.

A cultura da cidade de São Paulo foi largamente influenciada pelos diversos grupos de imigrantes que ali se estabeleceram, principalmente italianos. São Paulo possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares e grandes eventos culturais como a Bienal de São Paulo e a Virada Cultural. Instituições de ensino, museus e galerias de arte não raro empregam superlativos em suas descrições (sedia, por exemplo, a maior universidade pública do país – a Universidade de São Paulo – a maior universidade privada – a Universidade Paulista – e a maior casa de espetáculos do país, o Credicard Hall).

Na cidade, são celebrados festivais relacionados aos grupos de imigrantes, com os Matsuri (festivais de cultura japonesa). Destes, destacam-se: o Tanabata Matsuri (七夕祭り, “Festival do Tanabata”), relacionado à comemoração do Tanabata, e realizado desde 1979 , o Nikkey Matsuri (ニッケイ祭り, “Festival do Nikkey”), o Mochitsuki Matsuri (餅つき祭り, “Festa do Mochi Batido”) e o Bunka Matsuri (文化祭り, “Festival da Cultura”).