Oito em cada dez empresas do setor de turismo vendem pela internet

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Pesquisa aponta que 85% das micro e pequenas empresas do setor de Turismo vendem pela internet. Crédito: CAU/RS

O turismo foi a atividade que mais se digitalizou durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, oito de cada dez pequenos negócios (85%) vendem pela internet, o que posiciona o setor acima da média de empresas dos mais diferentes ramos que comercializam seus produtos e serviços de forma digital, no patamar de 67%. Os dados são da 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que a aposta nas vendas digitais foi uma das formas encontradas pelo setor para se reinventar, diante dos impactos da pandemia de Covid-19. “Temos um setor de turismo muito forte e criativo no Brasil, que já demonstrou sua capacidade de se reinventar e de se recuperar, mesmo diante de todos os desafios impostos pela pandemia. Nesse sentido, as novas tecnologias foram fundamentais em um cenário de tantas restrições, dando lugar a novos canais para se chegar ao público”, comenta Machado Neto.

As empresas do setor de turismo ampliaram a aposta pelas vendas digitais de 73%, em maio de 2020, para 85%, em março deste ano. Desta forma, se posicionaram à frente das demais atividades, como a de pet shops, segunda colocada na pesquisa, com 79% de suas empresas comercializando pela internet.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, conta que o forte investimento no mundo digital fez com que 48% das empresas do setor de turismo tivessem mais da metade de seu faturamento do comércio eletrônico. “A pandemia fez com que os pequenos negócios se vissem forçados a comercializar seus produtos pela internet e os setores mais atingidos absorveram essa necessidade, como o Turismo e a Economia Criativa”, explica.

Outras Notícias