Magda abriu a roda de conversa reforçando o quanto é importante as instituições darem espaços para as lideranças femininas. Ela também contou que é sempre questionada por ser uma das poucas mulheres líderes no setor, e explicou que o empoderamento feminino demora para acontecer.“O nosso painel ‘Resenha com Elas’ está na segunda edição e ele vai durar para sempre, mesmo após a minha saída da presidência. A falta de liderança feminina vem junto com as inseguranças. Não é fácil liderar em um meio tão machista, um ambiente com risadinhas piadas e hostilidade. Quando a gente fala de mulheres no poder, a gente tem que ter certeza de quem nós somos, o que fazemos e aonde nós queremos chegar. Nesses quatro anos e meio, entregamos mudanças importantes que merecem o reconhecimento da categoria”.Muito emocionada, Adriana Homem de Carvalho relembrou suas origens e o fato de sua família ter influenciado seus caminhos no turismo. Eu Já nasci no turismo, porque meu bisavô fundou Canela, no Rio Grande do Sul, e minha bisavó era dona de um hotel. Já a minha mãe foi da primeira turma de turismólogos do Rio de Janeiro. Assim, eu comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Estudei administração na UFRJ e com 21 anos, montei a minha empresa de eventos. Sou professora universitária e tenho muito orgulho. Pra mim, sucesso é formar o nosso sucessor. Tenho muito orgulho da minha história e das mulheres da minha família. Elas já morreram, mas me inspiram até hoje”.Natalia Pisoni, que atualmente supervisiona todos os mercados de países onde a INPROTUR atua, reforçou o discurso da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres. De acordo com Natalia, há muitos estigmas no setor, o mais comum é as pessoas duvidarem que uma mulher alcançou um determinado patamar na carreira só por merecimento. “Acabam achando que foi por outra coisa. Por isso, é muito importante que tenhamos esse reconhecimento do nosso trabalho”.Daniela Maia trouxe para a discussão a importância de ser criada em um ambiente sem a presença do machismo. Filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, ambos da política, ela lembrou a criação que recebeu em casa e como isso influenciou a sua vida e a forma de se posicionar no mundo.“Cresci com dois homens que não eram machistas, meu pai e meu irmão gêmeo. Isso abriu os meus caminhos para trabalhar e para realizar. Quando perdi o meu marido, senti que perdi a minha proteção. Me vi sozinha e, neste momento, eu senti o que é o machismo. Quando entrei para a política, fui conquistando o meu espaço com o tempo. Não tenho ego, gosto de aprender e de compartilhar. Minha equipe é, em sua maioria, composta por mulheres e pessoas do grupo LGBTQIAPN+. Isso já me dá muito orgulho”.Secretária da primeira Secretaria da Mulher, Heloisa Aguiar explanou: “Não é fácil. Na verdade, é um desafio enorme ocupar os espaços e ter que ouvir: ‘Ah, isso é decisão para os meninos’”. Ela também citou uma pesquisa que fala sobre o cansaço das mulheres por serem multitarefas. “Mas, agora, a gente não precisa mais carregar este fardo”.Por fim, Heloísa falou sobre duas importantes iniciativas da Secretaria: as campanhas ‘Ouviu um não, respeite a decisão’, que combate o assédio contra mulheres, e ‘Ela Pode’, que luta pela inclusão da mulher em todos os espaços do esporte, principalmente as modalidades dominadas pelos homens.ABAV Buyers ClubA ABAV Buyers Club, programa de fomento do Turismo e principal objetivo da ABAV Expo, o destaque vai para o Mato Grosso. Segundo Fabíola Lima, analista de negócios da SEBRAE Mato Grosso, o estado trata a participação na feira como uma “missão técnica”. “Trouxemos os empresários da nossa região para que pudéssemos proporcionar além da vivência que temos na feira, toda troca, network e rodada de negócios. Temos empresários da região do Pantanal, de Cáceres, Chapada dos Guimarães, Nobres, uma infinidade de destinos e atrativos turísticos”, diz.A representante do SEBRAE destaca que os principais interessados em fechar negócios com os empresários mato-grossenses são os da região Sudeste, mas ressalta que os interessados vêm engajados com a cartilha de sustentabilidade, tema da ABAV Expo 2023. “Hoje o turismo sustentável é uma forte tendência em nosso estado, como o pesque e solte, para aqueles que que buscam essa prática, temos a região da Transpantaneira em Poconé onde é um dos poucos lugares com o avistamento de onças, então temos que preservar”, conclui.Uma outra iniciativa relevante também está sendo realizada no ABAV Buyers Club, o espaço está ofertando aos participantes da feira dicas para os pequenos negócios implementarem o ESG em seu negócio, parceria firmada com o Sebrae. A iniciativa conta com boas práticas de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa na rotina dos mais variados negócios ligados ao setor do turismo.A ABAV Expo deste ano também apresenta mais uma novidade: o Programa Comprador Convidado engloba nesta edição uma ação inédita, em parceria com a ALAGEV e com o Rio CVB. Ela trouxe 50 compradores nacionais do mercado corporativo (MICE) para fazerem negócios e vivências no Rio de Janeiro. Também expandiu o programa para a vinda de 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo nacional, em parceria com a Embratur e SETUR RJ.Turismo na VeiaQuer doar sangue e não sabe como? Então, a ABAV Expo é o destino certo pra você. Na maior feira de turismo da América Latina, uma das ações do nosso Projeto Jornada ABAV ESG é o Turismo na Veia. Trata-se de uma campanha de doação de sangue, que acontece em parceria entre a ABAV Expo, o Hemorio e a SETUR.De acordo com a enfermeira Lucia Garcia, uma das profissionais que está atendendo o público, os critérios para a doação são bem simples. “Primeiro, precisamos derrubar este tabu de que dói muito a doação e é demorada. O ato da doação em si é muito rápido e a dor é mínima. Para doar, basta ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos, se alimentar antes de fazer a doação e estar com a saúde em dia. Sempre vale lembrar que com uma doação é possível salvar muitas vidas”. Quem quiser doar, é só comparecer ao Pavilhão 4 do Riocentro, em frente ao Mezanino 1, das 13h às 16h, com um documento com foto em mãos.Mais ações ESG
Inspirada pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que é um plano global para que se atinja um mundo melhor para todos os povos e nações até 2023, a ABAV Nacional tem consolidado seu programa de ESG no Turismo. A instituição, organizadora da maior feira de turismo da América Latina, se comprometeu com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, social e econômica, criando a Jornada ABAV EGS. Entre as ações que já estão sendo executadas durante o evento estão o estímulo ao uso da credencial digital recebida em e-mail com código QR para entrada. Até amanhã, o visitante poderá, se preferir, imprimir sua credencial em casa e no evento receberá um porta credencial que deverá ser devolvido para descarte correto.A inclusão também ganha destaque no programa ESG, e a ABAV contratou profissionais com PCD e pertencentes a grupos heterogêneos para desempenhar funções variadas durante o evento. Há ainda o Na Prática, programa para voluntários selecionados em parceria com o Senac RJ que unirá teoria e prática durante os três de feira. Garantindo a acessibilidade, algumas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV, estão sendo realizadas com motoristas para trazer pessoas com limitações de mobilidade até o credenciamento. O evento também conta com uma EcoPista que é capaz de captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira. Para evitar a geração de lixo, 8 bebedouros estão instalados nos pavilhões da feira, garantindo água de forma gratuita para todos os abavianos.A ABAV Talks, que é uma área educacional, está promovendo uma rica troca de experiências e conhecimentos que também reiteram o projeto ESG da 50a edição da ABAV Expo. Foram debatidos, nesta quinta-feira, 28 de setembro, por exemplo, os temas “Sustentabilidade e Inovação, a Potência do Ecoturismo, parceria com Sebrae; “O futuro do turismo – uso de dados alternativos e inteligência artificial na compreensão do setor”; “Turismo inclusivo, como planejar um turismo inclusivo”; “Turismo Social, realização Sesc”; entre outras. Além do assunto Inovabilidade – dedicada à prática ESG – a iniciativa conta com 66 palestras em seis arenas com temáticas variadas, incluindo Metamorfose, Especialização, Eventos e Negócios, Vivências e Lazer e FuturoS. Todas as palestras estão sendo ministradas por especialistas de diversas áreas do conhecimento, ofertando aos participantes temas de interesses relevantes para o setor de turismo. “A ABAV Expo é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e um dos mais importantes do calendário latino-americano, realizado no Brasil – o maior mercado do Turismo da região. Estamos bem felizes, pois durante os três dias, a 50ª edição está sendo palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG” comemorou a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar que também foi contemplada com a menção honrosa do Prêmio da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR), pelo trabalho realizado nesses anos à frente da ABAV Nacional.“Vamos pensar que o turismo é de todos nós. Ele é um só. Ontem, eu falei uma coisa que eu quero repetir, nós somos a economia do cuidado. Vocês são a economia do cuidado. Obrigada, vocês são muito especiais. Eu espero vocês em Brasília, no ano que vem”, disse ela. |