Em agosto, turismo cresce e contribui com 20% das novas vagas de empregos no país

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Foram criados mais de 23,6 mil postos de trabalho com carteira assinada no oitavo mês do ano. Foto: Arquivo MTur

turismo no Brasil segue a todo vapor e contribui cada vez mais com a economia brasileira. Só em agosto deste ano mais de 23,6 mil pessoas foram empregadas em atividades turísticas em todo o Brasil, o que demonstra o potencial do setor para a economia nacional. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (02.10) pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A área de “Alojamento e Alimentação” foi a responsável por mais de 14.5 mil novas vagas, seguida pelo “Transporte Rodoviário de Passageiros” com cerca de 2.6 mil vagas. O setor de “Artes e Cultura” foi outro destaque, com 2.2 mil vagas que incrementaram o turismo brasileiro.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados e ressaltou que o turismo tem uma enorme capacidade de contribuir com a geração de emprego e renda no país.

“O turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas, que empregam milhões de brasileiros anualmente. É neste cenário que vamos continuar trabalhando para ampliar a contribuição do turismo para o país. Vamos explorar novas possibilidades, implementar iniciativas inovadoras e fortalecer colaborações para fazer do setor turístico o motor da nossa economia”, destacou.

Considerando todas as atividades econômicas, a Região Sudeste se destacou com o maior saldo positivo, criando 70.5 mil vagas, seguida pela Região Nordeste, que gerou 31.7 mil vagas. As Regiões Centro-Oeste, Sul e Norte contribuíram com 18.4 mil, 7.4 mil e 14.7 mil vagas, respectivamente.

Seguindo a tendência de meses anteriores, o maior crescimento do emprego formal no mês agosto ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo faz parte, registrando um saldo de 114.439 postos. Incluindo todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 220 mil empregos. Com isso, o estoque recuperado de empregos formais alcançou o maior valor da série histórica, com 43.832.487 postos de trabalho no mês.

NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

Outras Notícias