Índice de atividades turísticas cresce 6,6% no mês de março na comparação com 2022

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Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE revela crescimento do turismo. Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

As atividades turísticas no Brasil continuam crescendo em 2023. É o que aponta a nova Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês de março, o índice é 6,6% maior do que o registrado em março de 2022. O desempenho dos setores de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê foram os que mais impactaram na alta do índice. Essa é a 24ª taxa positiva seguida do setor.

Das doze cidades onde o indicador é verificado pelo IBGE, quatro estados se destacaram com impacto positivo relevante: Minas Gerais (2,2%), São Paulo (0,4%), Paraná (2,6%) e Bahia (1,8%).

Com relação ao acumulado do ano, o índice das atividades turísticas também se desenvolveu registrando alta de 11,1% frente ao mesmo período de 2022. Dessa forma, o segmento do turismo se encontra 1,4% acima do patamar, em comparação a fevereiro de 2020, enquanto o mundo vivia a pandemia de Covid-19.

PASSAGEIROS – O número do transporte de passageiros no Brasil demonstrou queda em março de 2023, recuando 3,3% frente a fevereiro. No entanto, a taxa ainda se encontra 1,0% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 22,0% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas as cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

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